Como escolher sua raquete de tênis

 

Olá amigos, como vocês eu não sou nenhum profissional do tênis, sou um amante, e como tal vou postar uma série de matérias, com  dicas dos meus professores que unidas a críticas de grandes técnicos mais um bom embasamento teórico vão ajudar você a melhorar seu jogo, comprar o equipamento certo e a chutar a bunda daquele infeliz que meteu 6×0 em você sem vazelina =D

Como eu escolho minha raquete tio E.C.?

Veja bem gafanhoto, se você leu nosso post incial sobre tênis já sabe de uma coisa importante. Para saber qual a melhor raquete é preciso conhecer seu jogo, portanto nada de gastar muito em raquetes que podem ser ótimas para determinado atleta, mas com você é só mais um motivo para vexame. Então leia abaixo como fazer!

Qual melhor tamanho?

 Basicamente a cabeça da raquete tem dois tamanhos sendo, grande (acima de 100 polegadas) e as pequenas (menos de 100 polegadas…dã). É recomendado que você comece com uma raquete grande pois o sweer spot (aquele lugarsinho gostoso da raquete onde ela gosta que a bolinha pegue) é maior, também aumenta a força dos golpes, porém a dificulta a velocidade de manipulação, portanto a medida que for melhorando seu jogo (essa não vale para vesgos) diminua o tamanho da cabeça para 95 ou menos.

Qual é melhor distância da cabeça ao cabo?

 Cabela próxima ao cabo é um recurso muito utilizado em raquetes infantis (você não quer isso, quer?) pois facilita a coordenação olho-mão dos noobies.

Cabeça mais afastada do centro foram criadas para você, cruzamento de anão de jardim com tiranossauro rex (ou seja baixinho e com braços curtos) que a média para ganhar um pouco mais de potência (ou seja um viagra). Se você tem menos de 1,65m de altura essa é a sua =D

Tio, mas e como fica a distribuição do peso que você falou no outro post?

Bom gafanhoto, o peso da raquete pode estar mais na cabeça (gera umas porradas mais fortes durante o swing, melhorando os golpes de fundo e o saque) no meio (centralizado) idela para você, anta, que até hoje não sabe seu estilo de jogo e por fim mais no cabo que da uma sensação de controle e facilita o manuseio com precisão (ou seja você bota aqueles efeitos fodas e neguinho que joga no fundo se mata correndo pra rede! Funy!)

Tio e o grip (empunhadura)?

Antes de comprar sua raquete confira o grip, ele não pode ser nem grosso demais (ui morena) a ponto de você não colocar firmeza suficiente nem fino demais a ponto de você ter que forçar muito para a raquete não girar. Além disso coloque um over (ou cover) grip nessa raquete, além de melhorar a empunhadura ele também proteje o original.

Mas tio, você não falou das cordas..

Gafanhotinho, você tá pedindo, se continuar assim….vai pedir para sair….ahamm…bem, use tripa sintética e pronto, nada de nylon nem toda essa porcaria, e tenho dito! 

É isso meninas agora você tem um amplo conhecimento para poder comprar sua raquete, se errar é porque das duas uma: Ou você é burro ou a vendedora era gostosa, em qualquer caso boa sorte e bom jogo.

Eu jogo com uma wilson nano carbou tour com peso na cabeça, L3, usando overgrip head, corda de tripa sintética babolat. =D

By E.C.

Fontes: Reportagem de Suzana Silva para o Tenis Brasil

               Tenis Aprendizagem e treninamento: Marcio T. Ishizaki

About these ads

24 Respostas

  1. Boa noite EC,
    vejo que gosta mesmo de tenis.
    Desde quando joga?

    [ ]‘s,
    Ulisses.

  2. Fala Ulisses, não tem muito tempo não amigo, creio que uns 5 meses, sempre joguei volei por causa da altura, e tinha jogado tenis a uns 8 anos atrás mais no puro instinto, desta vez fui pra escolinha aprender direito, comprei o material certo e me apaixonei,de todos os esportes que pratiquei (e não foram poucos) o tênis é de longe o que mais me relaxa e um dos melhores exercícios.
    Abraço do amigo,
    EC

  3. Boa noite EC, tenho 33 anos e jogo desde os 8 anos de idade. Na verdade estou parado a um ano por problemas com meu joelho (o volei e as artes marciais acabaram com ele, muito impacto).
    Mas durante minha vida pelas quadras, cheguei a jogar semi-proissional. Eu treinava com a número 1 do Brasil (feminino). Guanhei muitos prêmios e sinto saudades do esporte. Minha gata fala para eu voltar, mas preciso encontrar um parceiro.
    Abraços,
    Ulisses.

  4. Fala Ulisses, pois é com certeza eu seria fulminado, mas no volei mesmo destreinado ainda daria um bom racha, joguei com o Dante antes de ele ir para a seleção, embora eu sempre achei que o Tiago irmão dele é que iria, mas daí também tive problemas no joelho (menisco, cruzados anterior e posterior tudo de uma vez só) e tive que pendurar as chuteiras, agora estou só no teins mesmo, mas é um exercício muito completo e satisfaz tanto quanto o volei, até porque é um esporte que dá para jogar sozinho então o tempo todo você participa.
    Um grande abraço e vou treinando, um dia quem sabe a gente não se cruza..rs.
    Abraço do EC

  5. GAFANHOTO…BOA ESSA!!

    CARA FAZ UNS 2 MESES QUE INICIEI AS AULAS, ESTOU ADORANDO….

    GANHEI UMA RAQUETE BABOLAT 26,5 POLEGADAS, VC ACHA QUE TEM MUITA DIFERENÇA NO JOGO DE UMA 27 POLEGADAS??

    ABRAÇÃO

    AILTON

  6. EC
    Boa Tarde!
    Antes de tudo, parabéns pelo site!
    Quero tirar uma dúvida com vcs, pois como todo mundo que postou, também estou voltando a jogar tênis (estou parado há uns 12 anos…rs). Gostaria de saber de vcs qual tipo de raquete seria o ideal, pois o meu estilo de jogo é rápido e com força, e como não entendo nada de raquete, peço a opinião de vcs. Minha principal duvida é sobre a empunhadura. A raquete que eu estou vendo é a Microgel Raptor – Head, esta vem com as seguintes opções de empunhadura L1 – 4 1/8; L2 – 41/4 ; L4 – 4 1/2 ; L3 – 4 3/8 ( o que é isso …rsrsrsrsrs).
    Abraço a todos
    Hugo

    • Hugo
      Você consegue gerar potência naturalmente, e por isso recomendaria uma raquete de controle, para você colocar a bola na quadra!(não recomendo a microgel raptor, pois as características delas são voltadas para potência) E enquanto a empunhadura a mais padrão é a L3-4 3/8, mais eu não sei como é a sua mão, entaum não posso te dar uma resposta afirmativa quanto á isso!
      Abraço!

  7. Tranquilo?

    Muito elucidativo o seu texto. Animei-me, vou diminuir a cachaça e começar a jogar.

    Seu jeito delicado me lembra meu amigo Humberto. Não é vc. não Humberto?

    Valeu! Legal mêssss

  8. Boa Noite!!!
    Eu estou a precisar de uma raquete nova e gostava que me dessem algumas sugestões…
    Tenho 16 anos e jogo ténis à 8 anos e competição à 4.
    O meu jogo é muito baseado a fundo do court.
    Tenho um jogo muito chapado, mas gostava de meter mais spin na bola para fazê-la saltar mais.
    já consigo fazer o kick no serviço, mas ainda assim nao estou satisfeito com o meu jogo.
    A minha contituição é de altura média, magro e com pouca força de braços.
    Se me pudessem ajudar, agradecia…

  9. mestle E.C. suruben ? voltei a jogar tenis o ano passado e já fz um bom tempo que estou com dores no braço que nunca passa…..estou querendo passar para a propalada raquete mais leve do mundo que diz ter 225 gramas e baita duma cabeçona.. Meus colegas dizem que tenho o corpo duro, quer dizer, ainda de iniciante mas sou metido a ensinar os outros mesmo com o braço doendo.Fiz 59 anos em dezembro e gostaria de saber o que vc acha da migração para uma raquete peso pluma ?

  10. Opa francisco tdo tranquilo?
    Entao cra axo q tu tem q pegar 1raquete q diminua o impacto da bola,enquanto as dores tente treinar seus antebraços,ombro e triceps com pesos levs(1kg,2kg) e va nun medico tbm mas provavelmente e lunchaço t+

  11. Finalmente encontreu uma ajuda! rs

  12. comi sua mãe na zona fdp

  13. Não consegui ler o post todo tio, que escrita horrível de enjoada… >.<

  14. olá, gostaria que você me indicasse uma raquete de tênis, eu nunca joguei tenis mas vou começar agora. Tenho 159 de altura e peso 60 kg.quero uma raquete que me ofereça um bom custo beneficio, pois nao sei se vou gostar do esporto e tenho pouco grana. posso comprar uma de aluminio?????pleeeeeeeease gente me indica alguma raquete, tem que ser leve e barata. obeigada aguardo resposta

  15. ola tenho 13 anos e sou baixo tenho um metro e 50 e peso 45 kg começei agora a jogar e a minha raquete e emprestada estou indeciso entre variar raquetes adequadas a mim

  16. que raquete me aconcelha

  17. miguel, depende,qual é seu estilo de jogo.
    pergunta para o seu prof e depois posta aqui e eu te falo.
    tb tenho 13 anos.

  18. oi amigo sou tio capoeira e sou recreado de hotel e estou praticando o tênis a 4 meses e não tenho prof: mais jogo com hospede e mesmo sem prof:,, estou jogando bem mais e tenho um saque muito forte. mais estou em duvida para compra uma raquete boa para mim por favor indica uma para mim, melhorar meu jogo tenho 25 anos estou com dificuldade para trocar bola e rebater por favor mim manda umas dicas abraço

  19. Cara, rachei de rir com essas dicas…

    Muito legal!!!

    Gafanhoto. (rsrsrs) Cara eu já jogo à uns 4 anos, mas não entendo nadinha sobre raquete, a minha babolat contact tour, grafite com aluminio quebrou ao receber um saque, bem daí m disseram que grafite com aluminio é para iniciantes e não tem estrutura para receber um jogo com porradas. É verdade? Estou para comprar outra, e gostava muito da que eu tinha, porém agora não sei se compro a mesma. Pode me ajudar amigo, com um conselho?

    Abraços!!!
    Denilson

    • Fala Denilson
      Raquetes fusionadas produzem mais vibrações durante o impacto da batida! Por isso é recomendada para iniciantes, pois esse nível é dificil se ter potência natural devido as suas tecnicas estarem se consolidando! Mas já que você detém uma boa técnica, as raquetes fusionadas podem vir a machucar o seu braço, devido as inumeras vibrações transmitidas para seu braço! Lembrando que elas são imperceptíveis…
      Abraços!

  20. EC.

    mano gostei de suas dicas mas so tenho 10 anos eu sei meu estilo so estava em duvida em uma coisa mas ja entendi so uma dica coloque uma raquete e coloque os pontos que vc esta se referindo nela ok

    falo querido e bom dia e uma boa vida de jogo

  21. Estou me interessando por este esporte agora! Adorei as dicas, agora sei bem qual raquete devo comprar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: