A importância dos calçados na prática do tênis

Nem só de raquete viverá o tenista. É isso parceiros, mesmo que nós sempre lembremos de nossa katana  (no caso a raquete) existem diversos outros equipamentos vitais a prática e a segurança do esporte. Hoje vamos falar dos calçados para tênis (senão seria tenis para tênis =D)

Segundo Trivolli “a movimentação de um tenista em quadra é, sem dúvida alguma, singular quando comparada a outros esportes: um tenista faz mais de 85% de seus movimentos, em média, na diagonal e lateral , o que faz a estrutura de um calçado para tênis ser completamente diferente do que a de um calçado para corrida ou caminhada, em que só existe o movimento para frente. Um calçado específico para tênis é feito justamente para segurar nosso corpo, pois, como sabemos, nesta modalidade temos saídas e paradas muito bruscas, o que interfere diretamente no tornozelo, joelho, etc. Um bom calçado para tênis normalmente possui barras de anti-torsão, o que também é de grande valia. ”

Outro ponto a ser avaliado é que diferente de outros esportes no tenis fica-se a maior parte do tempo nas pontas dos pés e não nos calcanhares como é masi comum, isso é lembrado nos calçados específicos onde o amortecimento é concetrado na ponta. Já o reforço é para o calcanhar, incluido barras anti-torção haja vista as constantes paradas bruscas e mudanças de direção, com isso o solado dos calçados específicos normalmente é mais pesado que um tenis de caminhada por exemplo. Além disso existem solados diferentes para cada tipo de piso o que ajuda muito, entre outros aspectos mais pessoais.

Ou seja: Vale totalmente a pena investir em um bom calçado específico, não só pelo seu jogo mas também pela sua integridade física. E.C. recomenda e logo vamos fazer um ranquing no melhor estilo E.C. mostrando quais são os 3 modelos mais recomendados pelo mestre Rodrigo (eu).

Fontes: Fabrizio Tivolli é o encordoador oficial do Brasil Open, trabalhando também em torneios estaduais e brasileiros. Formado em encordoamento e análise técnica de raquetes por Lucién Nogues na convenção Babolat. É técnico e consultor de equipamentos tenísticos, encordoador e proprietário da Tivolli Sports de Alphaville. Colunista da Tenis Brasil.

Anúncios

Uma resposta

  1. Estou aguardando o ranking dos melhores tenis para a pratica de tenis… Acabei de comprar um adidas barricade V.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: