Tenha dois tipos de forehand =D

Para começo de conversa, já vou abrir uma ressalva: existe uma grande diferença entre citação e plágio!! Eu sou leitor assíduo do tenis brasil, e sempre publico matérias insipiradas em reportagens dos feras de lá. Mas há casos como o abaixo escrito pelo professor Ms. Ludgero Braga Neto em que o artigo fica irretocável, daí cabe mim dar um blackquote e parabenizar o professor, porque não dá para mecher um trabalho destes. Como de costume dou todos os créditos ao site e ao escritor, então não confundam as coisas. 

A execução perfeita de um forehand (o chamado golpe de direita) tem sido controversa, pois este é um golpe que vem sofrendo mudanças ao longo dos tempos. Um dos fatores responsáveis por estas alterações foi o aumento da velocidade da bola, devido à evolução dos equipamentos e do treinamento físico específico para tenistas, entre outros fatores.

O posicionamento dos pés durante a preparação do forehand é fundamental para gerar potência, através do apoio, que aumenta o momento de inércia. Nos jogos competitivos de tênis, identificamos basicamente dois tipos de forehand, quanto ao posicionamento dos pés: “forehand square stance” e “forehand open stance”. A escolha da técnica possui significativas mudanças na tática utilizada pelo do tenista.

O “forehand square stance” consiste em uma fase de preparação onde o tenista volta-se lateralmente à rede, posicionando as pernas perpendicularmente à rede (veja FIGURA 1). É um golpe mais clássico e que exige maior tempo de preparação. Vantagens desta técnica:

  • Maior transferência do peso corporal para a bola;
  • Maior equilíbrio durante a execução do golpe;
  • Maior controle do golpe.

Para o “forehand open stance”, o tenista também se volta lateralmente à rede, porém posicionando as pernas paralelamente à rede (veja FIGURA 2). Normalmente esse tipo de forehand é utilizado quando o tenista não tem tempo suficiente para posicionar o pé esquerdo (no caso dos destros) à frente. Durante muitos anos, este tipo de forehand foi considerado por especialistas como um golpe de técnica pobre, mas atualmente é bastante utilizado por jogadores de elite. Vantagens desta técnica:

  • Melhor utilização da rotação do tronco para gerar potência;
  • Recuperação mais rápida para a próxima bola durante um rali (troca de bolas).

FIGURA 1

FIGURA 2

A principal fonte de potência da técnica de “forehand open stance” é a rotação do tronco, enquanto a principal fonte de potência da técnica de “forehand square stance” é transferência do peso concentrado no pé de trás para o pé da frente.

Observe na Figura 3 abaixo como é possível transferir o peso do corpo sobre a bola durante a técnica “forehand square stance”. Esta transferência ocorre tanto para cima quanto para frente. Veja como o tenista cresce durante o golpe. Além disso, ele entra na quadra, forçando uma postura de ataque.


Figura 3

Bibliografia:
BAHAMONDE, R.E.; KNUDSON, D. Kinetics of the upper extremity in the open and square stance tennis forehand. Journal Sciences of Medicine Sports, v.6, n.1, p.88-101, 2003.
ELLIOTT, B.C.; MARSH, T.; OVERHEU, P.R. A biomechanical comparison of the multisegment and unit topspin forehand drives in tennis. International Journal of Sport Biomechanics, n.5, p.350-364, 1989b.
GROPPEL, J.L.; CONROY, B. The mechanics of the tennis forehand drive: suggestions for training the tennis player. National Strength & Conditioning Association, n.8, p.5-10, 1986.
KNUDSON, D.; BLACKWELL, J. Trunk muscle activation in open stance and square stance tennis forehands. International Journal of Sports Medicine, v.21, n.5, p.321-24, 2000.
KNUDSON, D.; BAHAMONDE, R. Trunk and racket kinematics at impact in the open and square stance tennis forehand. Biology of Sport, v.1, n.16, p.3-10, 1999.

Prof. Ms. LUDGERO BRAGA NETO é tenista de primeira classe pela Federação Paulista de Tênis, Mestre em Educação Física pela USP, onde atualmente faz Doutorado em Biomecânica do Tênis e é professor da disciplina Tênis. Atualmente é também coordenador técnico da Academia Slice Tennis, onde é o treinador da tenista Jenifer Widjaja.

Tenis Brasil

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: