Futuro das pesquisas com embriões pode ser definido nesta quarta-feira

 

Eu sei que um tema como células tronco meche com muita gente, que tem apelo religioso (embora eu não entenda porque) e que toca em diversos pontos sensíveis como o uso de embirões, mas pessoas que tem familiares como eu que sofrem de doenças que poderiam ser beneficiadas com o uso de células tronco ficam de certa forma espantadas ao ver a maneira fria com a qual muitas vezes o tema é debatido. Vejam bem, eu respeito qualquer opinião, mas creio que o impacto deste tema em algumas camadas sociais em especial as religiosas conservadoras reflete atitudes tais quais como as do principio da medicina, onde médicos eram considerados bruxos. Eu tenho plena certeza que daqui a 100 anos o uso de células tronco será tão comum quanto a penicilina é hoje, mas até lá venho estender um apelo, leia mais, se informe, depois que as leis começaram a ser discutidas muito já se avançou, foram criados dispositivos para se coibir abusos e outros dispositivos afim de que se normatize a pratica. Eu sei que para quem não tem alguém com problemas, e talvez o distanciamento seja necessário, mas eu que tenho uma tia e uma prima com esclerose múltipla, outra prima com Lupus confesso que gostaria de ver estas pessoas tão guerreiras tendo pelo menos uma nova esperança.

O julgamento é hoje as 14 horas no e teve base no artigo 5º da constituição federal “inviolabilidade ao direito a vida”, e embora muitos digam que a vida começa no ventre materno, ainda existem controvérsias entre a comunidade científica.

By: EC

4 Respostas

  1. Caro amigo E.C.,

    Não é apenas uma questão Religiosa,

    Essa descoberta e essa técnica é realmente revolucionaria, segura e confiável.
    No tocante a cura,

    Mas o grande temor é no tocante ao mau uso,

    Lembra da revolta e da origem do suicídio de Santos Dumont,

    Estamos hoje com duas grandes revoluções na eletrônica e na medicina.

    Travadas e congeladas por convicções e temores ideológicos,

    A criatura se voltar contra o criador.

    Bem acredito que passe, mas não na sua plenitude.

    Faltam as tais diretrizes, que já falei pra vocês em outro post, para pararem a criatura no ponto e momento certo.

    Abraços.

    Zé XY

  2. Eu concordo Zé e creio que todos que gostam de sci-fi alimentam um cerco receio junto a certos procedimentos, mas como disse eu tenho pessoas na família lutando contra doenças que poderiam amenizadas ou até curadas, e isso leva a uma reflexão diferenciada, porque me vem a cabeça, quanto tempo elas tem? De qualquer maneira eu sei que cientistas do Japão e dos EUA estão fazendo estudos em células tronco adultas e isso está sendo um grande retrocesso na luta dos que querem a aprovação. Mas por incrivel que pareça quem faz a maior pressão hoje é a igreja católica em todas as esferas, não a critico por isso, creio que cada um deve brigar por suas convicções e com certeza a igreja acredita nisso, mas ao mesmo tempo como cristão não consigo imaginar que Deus em sua infinita sabedoria nos desse controle sobre algo que deveria ser do domínio dele. Además tudo na vida pode ser usado para o bem e o mau, afinal o mesmo avião que serviu para levar a bomba até hiroshima serviu também para levar os feridos.
    Obrigado pela opinião sincera amigo Zé, espero que mais gente opine, isso se tornou surpreendemente importante para mim, por isso até enviei uma pergunta para o Urso, mesmo achando que o tema é forte demais para o PaU, quero opiniões de gente informada para ajudar na minha própria e não pensar com e emoção.
    abraço EC

  3. E.C.,

    Compreendo sua situação, quando meu pai teve um AVC era a unica forma dele sobreviver,

    Me revoltei da mesma forma,

    Fui atras mas na epoca estavam muito no começo.

    Agora esta bem avançado e com vários pacientes sendo tratados em prol do interesse cientifico.

    É a autorização especial que eles tem para tratar dos pacientes.

    Tente informações na USP, grandes chances por lá.

    Abraços.

  4. Valeu Zé, vou dar uma olhada, porque o coquetel de Corticóides que o Governo distribiu embora ajude a atrazar não cura, e faz com que elas fiquem 1 dia e meio na cama com dores horríveis, e quando falta elas mal conseguem se mecher….
    Abraço do EC

Deixe uma resposta

