Holly Crap #2

Eu sempre hesitei em usar meu blog para defender pontos de vida pessoais que fossem de encontro ao tema religião, porque eu sempre me considerei muito mais espiritual do que religioso, embora eu tenha religião assumida e a freqüente de forma assídua, concordo com a maioria das coisas e discordo de outras, assumo que como todas as religiões temos erros, mas acredito que são mais acertos do que erros.

Por isso fiquei profundamente consternado ao ver o capítulo de hoje da novela duas caras (12/03/2008) onde a novela mostra uma facção de evangélicos saindo em massa, para promover um linchamento em nome da fé. Como se não bastasse a irressurreição foi promovida contra uma mulher grávida.

Oras, em mais de 600 anos de fé os evangélicos foram massacrados, perseguidos e até linchados em alguns dos momentos mais negros da história, porém nunca em todo este tempo nossa fé promoveu qualquer tipo de perseguição em massa em nome da fé contra qualquer grupo ou pessoa.

Existem sim grupos que se consideram separados e por isso tratam das coisas que não pertencem ao seu meio como “coisas do mundo”  ou “coisas mundanas” e que realmente acham que são mais santos do que os que não seguem,  o que é errado, porém estes grupos jamais usaram mais do que palavras dentro de seus templos para qualquer coisa que seja.

A igreja católica que hoje é uma igreja grande e unida, que prega o bem a palavra de Deus (a sua maneira) praticou atos abomináveis no passado como as inquisições e as cruzadas matando milhões de homens e mulheres durante séculos, porém traçou seu caminho em rumo a redenção e hoje não há qualquer tipo de acusação contra a mesma, nem se pensa em fazer um quadro deplorável como o mostrado hoje, até porque a força da igreja traria conseqüências graves contra qualquer um que fizesse tal coisa.

Se apenas a mulher fanática tivesse ido ao ataque eu certamente não ficaria tão indignado, afinal existem padres pedófilos, pastores charlatões, rabinos ladrões, muçulmanos suicidas e tantos mais, religiões são feitas por pessoas, pessoas cometem erros, e por aí vai. Porém o que foi mostrado foi uma turba de pessoas estereotipadas, com pedras e paus nas mãos, gritando palavras que nos templos são usadas para adorar a Deus e ali foram usadas para refletir um transe hipnótico que fazia a personagem responsável pelo tumulto se contorcer em êxtase enquanto a pancadaria tomava de conta e ela entoava palavras de ordem.

No começo dessa novela a globo sinalizou que faria um relato digno do protestantismo, colocando uma música de Aline Moraes que é uma cantora tradicional do meio cristão (que eu não gosto mas minha  mulher curte), e começaram mostrando o tom de tolerância que predomina nos dias de hoje, além disso há algum tempo numa terça feira no big brother na saída de um dos concorrentes foi colocada uma música do Casting Crowns um grupo que eu sou apaixonado e canta rock cristão nos EUA, porém de algum tempo para cá as coisas começaram a tomar o seu verdadeiro contorno. É obvio que a globo vai promover uma retratação mínima mostrando que na verdade aquilo foi uma exceção, mas sabemos que isso é como a falsa acusação no Jornal Nacional, não importa quantas retratações surjam aquele cara é culpado e pronto.

Eu realmente não gosto deste tipo de reação, porém creio que certas coisas não devem passar em panos brancos, o blog é meu e falo o que quiser lógico, mas o que eu quero é que cada um reflita se o ataque fosse dirigido a você como você reagiria? Hoje eu tenho o poder da palavra, eu quer saber? Vou usá-lo.

Também não vou tentar fazer boicote a Globo, não vou pedir que vocês fassam, até porque nesse nosso país não temos opções decentes em TV aberta, e por isso somos obrigados a engolir o que existe. O que eu quero é que todos tenham pensamento crítico, e que tendo pensamento crítico critiquem atitudes como essa, um e-mail que seja, um comentário na rua, qualquer coisa. Somos formadores de opinião, e é com ela que a grade de programação é feita, se nós exigirmos eles vão nos dar coisa de qualidade. Agora eu assim que voltar de férias vou apertar o cinco e comprar um sky para poder assistir survivor, mega construções, caçadores de mitos, two and a half men, e tantas outras coisas legalzudas.

Um indignado EC

3 Respostas

  1. Bem, não estava sabendo disso.
    Há muito tempo abandonei as novelas, principalmente
    as da TV GLOBO. Quando estava determinada a parar,
    fui largando aos poucos e a última que vi e que continuei
    vendo foi uma da Record, que nem lembro o nome.
    Só sei que tinha o Lopo Júnior (Leornardo Vieira) e a Nininha.
    Por isso dou graças a Deus por não estar mais assistindo novelas. E é lamentável saber que passou isso em uma novela da Globo, que aliás, não se poderia esperar outra coisa. Pior que muitos compram as idéias vendidas pela Rede Globo e se tornam cegos.
    Abraços!

  2. ELEMENTO»»«A GLOBO SEMPRE ENALTECE RELIGIÕES ESPIRITAS ,CANDOBLE E ESSAS COISAS.
    OQUE EU JA ACHO ERRADO,POIS ELA DEVERIA SER IMAPARCIAL,MAS SEMPRE DA UM JEITINHO DE COLOCAR ALGO DO GENERO!!

    E REALMENTE NÃO DEVERIA FAZER MA PROPAGANDA DOS EVANGELICOS COMO TEM VINDO A FAZER SEMPRE QUE POSSIVEL!!
    ISSO CAUSA PRECONCEITO E IDEIAS ERRADAS!!

  3. Eu concordo com ambos, tanto com o (a) fast love tanto quanto com você Dani, acho que sendo imparcial tá tudo certo. O Brasil é um país laico e cada um tem liberdade para seguir o que quizer ou até não seguir nada, e eu respeito cada um na sua busca, o que me irrita são esses ataques gratuítos que quer queira quer não estão dramatizando uma situação que teoricamente corresponde a minha religião e isso é inadmissível. Quem assistiu o debate sobre religiões na cultura outro dia via um pastor evangélico debatendo com um ocultista e um espírita sobre temas teológicos com o maior respeito, inclusive elogiando o grau de conhecimento deles, mesmo não concordando. Quem saiu do tom foi o padre quevedo que ficou um pouco exaltado, mas mesmo assim foi um belo debate. Uma coisa que a grande maioria de nós tem como pauta suprema é o respeito.
    Abraço
    EC

Deixe um comentário

